Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

A vida que me faz viver. Ou a vida que eu me faço viver?

E eu andei ocupada com as minhas leituras (pra variar)... Sei que eu devia estar ocupada me preparando para o vestibular, mas é feriado e a única coisa que eu tenho vontade de fazer é voltar alguns anos atrás, quando eu tinha 13 anos e a minha única preocupação era me divertir, embora minha diversão não fosse a de muitos: ler.
Mas então, voltando a ler como antes (desesperadamente, como se minha vida dependesse disso), eu fui parar apenas à uma da madrugada (quer dizer já é madrugada, né?). Mas não se iluda. Eu apenas parei de ler. Minha mente continuou trabalhando, embora eu estivesse com sono. Muito sono.
A verdade é que eu estava com preguiça de dormir então deixei minha mente vagar pela vastidão de assuntos pra pensar e que eu há muito estava adiando.
Se bem que eu só pensei em dois assuntos dos muitos que eu queria pensar...
Já reparou que tudo na vida nos incita a viver?E quando uma pessoa se suicida ela pratica um paradoxo dos maiores?
Sim! Por exemplo: onde já se viu uma pessoa querer se afogar? A água é símbolo de vida, sem ela não conseguimos viver, é nela que ficamos boiando na barriga da mãe, é dela que é constituída grande parte do nosso corpo.
Onde se viu uma pessoa se enforcar ou se asfixiar para tentar morrer? O ar está em todos os lugares para a simples tarefa de nos fazer viver!
Mas mesmo sendo enlouquecidamente contra o suicídio, não posso simplesmente desprezar as pessoas que o cometem e/ou tendem ao ato suicida.
Cada um tem seus motivos, seus medos, fantasmas e coragem. Ainda que seja medo de viver e coragem de morrer.
Mas permita-me ser cabeça-dura mais um pouquinho e bater na mesma tecla novamente: não faz sentido ter coragem de morrer e medo de viver! Ninguém sabe com tanta certeza como irá ser quando morrermos. Claro que também não temos tanta certeza de como vai ser nossa vida amanhã, mas ao menos sabemos com mais precisão o que há de vir. Ainda que enfrentemos problemas, estaremos vivos! Ainda que não tenhamos coragem de enfrentá-los, podemos pedir ajuda ou simplesmente empurrá-lo com a barriga (embora esta não seja a melhor opção).
Estaremos vivos! Poderemos sentir o calor do sol (mesmo que muito forte), poderemos sentir o cheiro das flores (mesmo que nos faça espirrar), poderemos amar (mesmo que não nos amem ou que não saibamos direito como é o sentimento), poderemos nos divertir (mesmo que a chuva estrague os planos, ainda poderemos sentir o cheiro de terra molhada, sentir os pingos na pele, nos refrescando e nos limpando de todas as tristezas).
Se tiver que chorar, chore, mesmo que para você este seja um sinal de fraqueza. Se tiver que pedir ajuda, peça, ainda que com vergonha. Mas veja bem: sinta vergonha do seu problema, não de você.
Se eu estou certa? Vai-se saber! Mas se estou errada eu também não sei... A única coisa que eu tenho certeza agora, neste momento, é que estou viva, e que o pensamento positivo ajuda qualquer um... Pensamento positivo pode ser sinônimo de Esperança...
O que eu andei lendo?
"Tudo o que é sólido pode derreter"
O que andei assistindo?
"As melhores coisas do mundo"
O que eu sei?
Nada. Nem viver eu sei. Muito menos morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário