Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Como foi que a Vida disse mesmo? “lá vai o tiro no pé”?


Era uma sexta feira incomum. Eu não tinha ido para casa e tínhamos combinado de ir a uma festa que estava sendo esperada durante a semana inteira por todos nós.
Eu e a K. estávamos lavando roupas e quando finalmente acabamos e entramos no quarto, a A. estava conversando com o R.
Não sei sobre o que estavam conversando. Sei que a K. e eu sentamos na minha cama e ficamos ouvindo a conversa para poder participar dela.
Antes que pudéssemos entender sobre o que se falava, o R. disse o seguinte:
– Desculpa, A, mas você é linda, tá? Qualquer cara que ver você em uma festa não vai pensar se você é uma pessoa interessante, se é divertida ou inteligente. Ele vai falar com você no automático, vai ver você e vai querer você. A mesma coisa vai acontecer com a K. e com a Naná (é assim que eles me chamam). Nenhum cara vai pensar, ele apenas vai chegar em vocês.
E essa foi a fala que ficou na minha cabeça o final de semana inteiro.
Não vou dizer que um cara nunca falou que eu sou bonita. Já falaram. Mas esse “falaram” se refere aos meus amigos. Amigos que estavam comigo o tempo todo e que me conheciam por inteira. Então era como se falassem do conjunto corpo-alma-espirito-personalidade.
Mas o jeito que o R. falou foi diferente. Ele falou do modo corporal, animal, do modo que ninguém antes tinha dito. E de um modo que eu nunca antes tinha pensado. Um modo que de repente fez sentido.
Porque poucas pessoas sabem. Aliás, apenas duas pessoas sabem, duas pessoas que eu conversava antes de entrar nessa nova fase. As outras são pessoas com quem eu aprendi a (con)viver, apreciar e até mesmo amar.
Mas agora eu conto pra você o que anda acontecendo comigo: desde que me mudei de São José dos Campos tenho, como posso dizer, chamado a atenção dos caras. Puramente corporal, animal, porque eles não conhecem minha personalidade.
Mas, porém, contudo, entretanto, dois continuam mostrando interesse mesmo depois de conhecer minha personalidade. Alguém tem alguma teoria que me explique isso? (nossa, falei em teoria e lembrei que tem um texto falando sobre o que é teoria que eu não terminei de ler...). Porque se tiverem, podem passa-la a mim.
Ai. Acho que despejei tudo. Ou não.
Vou dizer, vai: não me acho interessante, tanto no modo personalidade quanto no modo sensualidade. São duas palavras que para mim não fazem muito sentido. Mas de repente todos começam a dizer o quanto eu sou bonita, com cara de novinha (literalmente, eles realmente me chamam de Novinha e eu estou ficando brava), o quanto o modo que eu rio é charmoso e eu fico sem jeito. E quando eu coloco jeans e uma camiseta soltinha para ir à uma festa, os garotos perguntam se eu não vou à festa, mas quando eu coloco o mesmo jeans com uma camiseta colada, eles me olham de cima a baixo e de baixo a cima e dizem: “hm, agora sim!” E porque a camiseta muda tudo? Continuo sendo a mesma! Mas o comportamento deles para comigo muda! Um fica querendo segurar minha mão o tempo todo, mesmo que seja com o pretexto de me guiar no meio da multidão, ainda que a multidão esteja a alguns metros de distância. O outro faz um cafuné na minha cabeça, mas logo depois afaga minhas costas e deixa a mão por uns cinco segundos na minha cintura. Os outros dois, que eu, aliás, nunca tinha falado, começam a puxar qualquer assunto comigo. Tudo mudou com a camiseta.
[suspiro]
Desculpa fazer você ler esse texto gigantesco e com ar de desabafo. Mas é que é desabafo mesmo.
Aliás, nem foi um tiro no pé. Foi a retirada do tiro no pé. (deu pra entender?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário