Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pontuação


“Cada um vê com o olho que tem aquilo que pode e o que lhe convêm” (Óculos de grau – Érika Machado)
Decifra-me ou devoro-te



Eu ficava imaginando o que a Érika Machado quis dizer com essa música (com esse trecho pra ser sincera). E só agora que eu não estava pensando no assunto a resposta chegou.
Aula de Português, correção de prova (que eu fui muito mal, aliás!), pensando em amizades quase perdidas e começo a cantarolar essa música da Érika.
Já reparou como as pessoas ficam alvoroçadas para saber como anda a vida dos outros?
Já reparou o que você faz com as informações que lhe chegam aos ouvidos? Os segredos que te contam?
Já pensou no que as pessoas fazem com os seus segredos? Elas guardam, ou espalham?
Quantas pessoas conhecem sua vida? Quantas conhecem seus erros?
Quais serão os motivos que te levam a contar um segredo a alguém? Quais seus critérios para escolher quem irá acolher seu segredo?
Quais serão os motivos que levam uma pessoa a confiar em você para contar-te um segredo? Quais serão os motivos que levam uma pessoa a confiar a você um segredo?
Agora eu pergunto a você: que direito tem alguém de contar um segredo que não é seu a uma outra pessoa? Por mais “cabeludo” que seja o tal segredo, vale a pena trair a confiança do individuo?

***
Sei que estou crucificando certas pessoas (talvez eu mesma), para proteger uma amizade quase perdida.
Sei também o quanto é difícil resistir às novidades. As fofocas, os babados, os bafões, pedem por si só para serem espalhados. Mas não custa nada escondê-los quando o assunto e a situação pedem sigilo. Principalmente quando é você o assunto da fofoca, e fica sem saber como se proteger (ou uma quase amiga perdida).
Não significa, porém que só porque a amizade talvez tenha acabado que eu vou deixar de me importar. Até porque é também por causa das amizades perdidas que eu estou onde estou. Aliás, amizades não se perdem. Elas acabam e ponto final.
(No meu caso é só uma vírgula colocada no lugar errado. Uma vírgula muito longa).
O que eu faço com uma vírgula no lugar errado?

Conheça Érika Machado:

 
Talvez esse seja um longo e indefinido pedido de desculpas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário