Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Simples desejos da alma

Eu parei para pensar no objetivo final.
Algumas pessoas vivem para mostrar à outras pessoas o prazer que é a vida. É exatamente isso que o pessoal que escreve no blog Uma voz para o autismo fazem, a meu ver. Esse é seu objetivo final.
Algumas pessoas vivem para morrer pelo amor.  Foi o que fez Jean-Baptiste Grenouille, do filme “Perfume”. Tudo se explicou, tudo valeu a pena quando ele finalmente morreu. Quando ele finalmente teve o que queria.
Algumas pessoas vivem para conseguir os brinquedos que não tiveram quando crianças. E esse é o caso do garoto de dezessete anos que trabalha na lan house perto da minha casa. Hoje eu precisei imprimir a ficha de inscrição da FUVEST e ele estava super feliz com o novo “brinquedo”: um I-pad. E todos os outros jovens que lá também trabalham estavam espantados de como ele conseguiu juntar dinheiro para comprar algo que custou por volta de setecentos reais, como ele veio a dizer. Fui mal atendida por conta da inveja de um deles. Esse que estava com a pequena dor de cotovelo, a partir de hoje viverá para também poder comprar seus próprios brinquedos, para assim, não precisar invejá-los. Se os dois usaram e usarão métodos sinceros de arranjar dinheiro para o querem, eu não sei. Sei apenas que valeu e valerá a pena quando tiverem o que querem nas mãos.
Algumas pessoas vivem para pagar a faculdade esperada. Como o garoto de dezoito anos que me atendeu na loja de bolsas quando fui comprar minha mochila nova. Embora ele tenha acabado de sair do ensino médio, ele vai sacrificar três anos da vida dele, até os vinte e um anos, para conseguir o dinheiro que o fará entrar numa universidade. E eu digo que ele poderia ter sacrificado a adolescência que ele teve enquanto cursava o ensino médio para sair do colégio e ir direto para uma faculdade pública, sem precisar trabalhar ou gastar muito após essa fase. Mas isso é o que eu estou fazendo. Talvez não seja o objetivo final dele.
E apesar de pensar um pouco racionalmente, vivendo meus dias para passar no vestibular de uma universidade pública, eu não vou fazer isso pelo resto dos meus dias. Eu não vivo para entrar na faculdade. Eu não vivo para convidar um garoto para ir na minha formatura. Eu não vivo para relembrar o meu primeiro ano de ensino médio. Não vivo para fazer alguém feliz. Eu simplesmente não sei qual é o meu objetivo. E isso me assusta. Como quando ele virou para mim, olhou no fundo dos meus olhos e pediu truco. Eu não sabia se devia aceitar. Eu não sei se devo pensar no meu objetivo agora. Porque se eu achar meu objetivo, vou estar errada. E o par “frustração-decepção” não faz mais parte da minha vida.
Ao menos sei com certeza que eu não quero sofrer.
Mas quem quer?

"A alma dos seres é o perfume delas"


Nenhum comentário:

Postar um comentário