Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Em quem acreditar?

Ou melhor: em quem eles acreditam? No pai do Tinho, ou no Frejat?

                Pensando em tudo isso, na desgraça que tinha acontecido comigo só porque eu me metera a galã de cinema, julgando ser o Super-homem ao pular aquela janela, senti que eu estava chorando sem querer. Lembrei-me do meu velho pai me dando conselhos quando ele foi em cana, na greve que fizeram na fábrica, eu querendo chorar na hora que o levaram, mas me aguentando, desesperado, pedindo pros tiras não levarem ele.
                – Filho – ele me disse com as mãos algemadas – , não segura não. Pode chorar. Homem que é homem...
                – Homem que é homem não chora, né, pai? – eu ainda disse, antes dele entrar no camburão.
                – Chora sim, filho. Homem que é homem tem sentimentos. Não é de pedra, frio, seco como chão esturricado. Homem que é homem chora sim...
(...) e parecia ouvir a voz dele, um sopro nos meus ouvidos... “Chora, filho! Homem que é homem chora, e muito, diante das injustiças, dos malfeitos, das danações do muno...”
(Trecho do livro "Deus me livre!" de Luiz Puntel) 


"Homem não chora" - Frejat

Nenhum comentário:

Postar um comentário