Páginas

sábado, 8 de novembro de 2014

O silêncio e a importância que nós damos a ele



Sabe quando você está conversando com alguém e o assunto acaba? E fica aquele silêncio que grita exigindo que você encontre um assunto? Então. É o silêncio que está gritando ou é você? Quem foi que disse que o silêncio é uma coisa ruim?

Semana passada estava eu tranquila conversando com um amigo que eu não vejo há um bom tempo e quando a gente ficava sem assunto eu entrava em desespero: ficava pensando que se eu não encontrasse um assunto logo, ele ia achar que eu não sei manter uma conversa decente.
Mas poxa, ele é meu amigo! É tão ruim assim ficar em silêncio? Eu sou uma pessoa que adora o silêncio e pra mim, conseguir um silêncio confortável no meio da conversa significa que a amizade é madura e íntima e quer amizade com característica melhor?

O mesmo, porém, não acontece quando você acabou de conhecer uma pessoa. Por exemplo: essa semana eu e a Bê fomos almoçar com dois garotos que a gente conheceu no nosso curso de inglês. Só que na hora de entrar no bandejão, a Bê teve que ficar esperando a Lari lá fora e eu entrei sozinha com os dois e já pirei: o que eu vou conversar com eles? Eu não tenho assunto nem com meus amigos!
Inicialmente existiu o tal silêncio constrangedor mas um deles já foi falando de um assunto que a gente já sabia ser comum entre a gente e quando esse assunto acabou, o outro garoto começou a perguntar do meu curso e eu perguntava do curso dele. Depois disso o assunto foi pra livros e eu consegui conversar bem sobre isso.
Quando a gente voltou pra casa, eu fiquei pensando o quanto as pessoas acham que eu sou extrovertida e simpática enquanto na realidade, eu não sei nem sobre o que conversar com elas. E pensando nisso tudo, percebi que se eu não sei o que conversar, é pura bobagem e burrice minha. Eu adoro livros e quem me conhece sabe que eu até sei conversar sobre isso! E eu tenho leve conhecimento sobre música brasileira, por exemplo, principalmente essa nova galera em ascensão. Eu tenho assunto! E por mais que as pessoas não gostem de livros ou música brasileira, isso pode puxar outros assuntos, por exemplo, vídeo games, filmes ou sei lá, anos 80. E eu sei me virar levemente nesses assuntos! Então porque é que eu sempre fico no silêncio constrangedor?

Eu fico preocupada com o que meus amigos pensam de mim, imagina o quanto eu me preocupo com o que as outras pessoas pensam! Idiotice isso, eu sei, mas meio que eu não consigo evitar. Mas acredito mesmo que se eu aceitar que o silêncio é menos constrangedor que falar alguma bobagem sem tamanho, eu vou acabar aceitando também que é possível estar em silêncio com pessoas que eu acabei de conhecer. Palavras muitas vezes não fazem falta. A gente só não percebeu isso ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário